❖ Foi implantado 1998;
❖ Veio em substituição ao SIPACS (Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
❖ O SIAB é um sistema idealizado para agregar e para processar as informações sobre a população visitada.
❖ Desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.
❖ Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, perfis epidemiológicos, sendo então, um bom indicador para acompanhamento do planejamento de implantação e implementação da Equipe de Saúde da Família (ESF).
❖ Possui como finalidade trazer praticidade, agilidade, informação atualizada, completa e de fácil manipulação, instrumentos de controle e planejamento, além de possibilitar a socialização das informações de saúde, é um instrumento de Planejamento da Equipe.
❖ O preenchimento das fichas é tarefa do agente comunitário, a partir de suas visitas domiciliares, devendo ser atualizadas sempre que necessário.
❖ Caso o município não disponha do programa, este deve procurar o DATASUS ou a Coordenação Estadual do PSF para que estes instale (gratuitamente) o programa.
Comments